O que fazer para aumentar o PIB?

Buscar as respostas para estas questões têm sido a principal preocupação do Sindcomércio nos últimos anos, e temos feito avanços importantes neste sentido através de ações que quando analisadas de forma ampla e contextualizada, se mostram no caminho para reativar a autoestima de nossa população.

Através de ações ambiciosas e constantes temos feito nossa parte na busca por este objetivo conjunto, a consolidação de Teófilo Otoni como polo de turismo de negócios é uma das nossas metas com pelo menos 20 grandes eventos até 2020. Implementamos em parceria com a ADM (Agência de Desenvolvimento do Mucuri) o setor de elaboração de projetos, priorizando iniciativas que gerem emprego e renda, como o projeto de LOGISTICA E COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR, com perspectivas de incremento do PIB em 10%, a médio prazo. Outro fruto desta parceria é o site incentivadores.com.br, que visa elevar substancialmente as doações de Pessoas Físicas e Jurídicas através de incentivos fiscais para as áreas da cultura, esporte e assistência social.

Buscamos também concepções que beneficiem a cidade e região, como por exemplo o Projeto Núcleo de Mecânicas e Autopeças de Teófilo Otoni, que têm por missão promover a capacitação gerencial e de mão de obra das empresas do setor, facilitando que produtos e serviços especializados possam em breve ser oferecidos em nossa cidade, atendendo a uma demanda até então acostumada a buscá-los em nossos vizinhos mais ao sul, escoando o capital por entre nossos dedos. Em breve estenderemos esta iniciativa ao setor de serviços na área de saúde, grande indutor de desenvolvimento e geração de renda, consolidando nossa vocação enquanto polo comercial.

Estamos fechando junto a Universidade Federal dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha (UFVJM), campus Teófilo Otoni um convênio de cooperação técnica para a realização de pesquisas socioeconômicas e programas de capacitação profissional, e uma destas pesquisas irá medir exatamente o impacto dos municípios vizinhos da macrorregião Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus sobre a economia e PIB de nossa cidade. Somos afortunados em ter um campus universitário em nossa sede, mas não devemos nos esquecer de que um projeto acadêmico deste porte só cumprirá seu real objetivo quando for abraçado sem ressalvas por toda a população.

Em tempos de corrida eleitoral não podemos deixar de falar sobre o papel vanguardista que assumimos recentemente com a campanha “Vote nos candidatos de nossa região”, esta iniciativa, que se abstém por completo de qualquer direcionamento ideológico ou político-partidário, busca conscientizar nosso eleitorado a eleger candidatos que tenham o mínimo de identificação com os problemas e carências de nossa região. A quantidade de eleitores agregados entre os Três Vales nos colocaria em condições de eleger ao menos quatro deputados estaduais e outros quatro federais, um avanço que certamente nos garantiria mais verbas parlamentares para os projetos regionais e força política para adequar a legislação a nossas características regionais e alavancar nossas vocações econômicas.

Esta este tipo de iniciativa já foi aplicada em outras cidades do Estado e os resultados não poderiam ser mais satisfatórios, a questão não é priorizar este ou aquele candidato, mas poder cobrá-lo constantemente depois de eleito e participar ativamente de seu trabalho ao longo do mandato.

Estamos chegando ao fim de 2014 com a certeza de termos alcançado objetos e metas valorosas, e somente analisando os resultados alcançados é que percebemos o quanto ainda há para ser feito. Mas esta jornada, mesmo que árdua, não teria sido possível sem o apoio de nossos associados, e é com sentimento de total gratidão que faço público meu agradecimento em nome de toda a diretoria do Sindcomércio. Muito obrigado e continuem ao nosso lado, pois é com nosso esforço e empenho conjunto que poderemos almejar um futuro melhor para nossa região.